A atual crise econômica brasileira é verídica e já atingiu milhares de empresas e famílias brasileiras. No entanto, esta crise não será eterna. A economia não só brasileira como mundial é cíclica e feita de altos e baixos assim como uma montanha-russa. No entanto, culpar uma situação econômica desfavorável pelo insucesso de sua empresa não é a melhor válvula de escape que você pode encontrar. A reflexão adequada neste momento é: será que estou tomando as medidas necessárias não apenas para sobreviver à crise, mas também para estar preparado para a saída dela? 
A primeira coisa que vem a nossa mente quando falamos na saída da crise e recuperação econômica é o aumento das vendas que logo é associado a campanhas de marketing, que sim são fundamentais, mas você já pensou em reduzir as perdas de seu processo, aumentar a capacidade produtiva, aprimorar as especificações de seu produto ou até mesmo fazer um novo produto? Ou seja, já pensou em inovar e otimizar as condições de seus sistemas?
Comece a pensar de acordo com o ciclo estratégico C.E.O.S., ou seja, planeje, realize, interprete e analise os dados de seu projeto com expertise ortogonal. Este, na verdade, é o grande segredo não apenas para sobreviver durante a crise, mas sim, para crescer em meio dela e deixar a casa preparada para vender mais e sair na frente da concorrência. O lema neste momento difícil é: não tenha medo! Planeje, invista, otimize! Em momentos de crise o que não devemos fazer é nos estagnar, mudança é vida que segue!