Impacientes, egoístas, folgados, distraídos, insubordinados e, contudo, interessados em construir um mundo melhor... Podemos pensar em inúmeros rótulos não muito simpáticos ou, até mesmo, contraditórios usados por aí para adjetivar todos esses jovens de 20 e poucos anos que estão entrando com tudo no mercado de trabalho.  Esta é a famosa e temida Geração Y. Para nós da Orthogonal, muitos desses rótulos mencionados ao léu retratam apenas o medo do novo e a falta de iniciativa de grupos corporativos de inovarem juntamente com a avalanche de talento e energia que esta geração traz consigo. Em nossa opinião, estes jovens são extremamente motivados frente as oportunidades e chances de crescimento tanto no âmbito pessoal como do grupo empresarial. 
Neste momento você deve estar pensando, fácil falar, mas como eu devo fazer isto?! Nós te dizemos e afirmamos, é simples! Vamos fornecer alguns passos como lição de casa. Ops, de empresa! Em primeiro lugar, desapegue-se do modo de fazer embasado na tentativa e erro, pare de "empurrar problemas com a barriga". Forneça um espaço de trabalho propício ao desenvolvimento destes jovens, mas não apenas falando, dê ferramentas, dê recursos, dê embasamento científico. Esta geração de boba não tem nada! Um por que bem fundamentado é o segredo para o sucesso com estes jovens, portanto, nunca dê a resposta do porque sim, porque sempre foi assim. Isto não é resposta, a resposta esperada por estes jovens talentos é científica e é aí que a cultura da expertise ortogonal, apesar de largamente desconhecida, pode ser a grande chave e força motriz para manutenção da motivação de sua talentosa força de trabalho jovem. Você “matará dois coelhos com uma cajadada só”, além de parar de fornecer soluções "tapa buraco" e fazer o "tacho da bruxa" em seu processo industrial, colocará esta sua força de trabalho jovem com ânsia do saber e do crescer para fazer o que tanto querem, um mundo melhor, uma empresa melhor com seus sistemas otimizados, o que levará à satisfação pessoal e ao desenvolvimento e este é o objetivo último para o qual todos do grupo empresarial trabalham em prol.
Quando estiver em dúvida quanto ao investimento em seus novos talentos, em treiná-los e aperfeiçoá-los em novas técnicas, lembrem-se, os jovens talentos de hoje serão os experts de amanhã. A pirâmide de trabalho de sua empresa precisa ser dinâmica, pois ao contrário sua empresa fecha. Portanto, está em suas mãos gestores, diretores e CEOs, inspirem-se com o novo e colaborem para que vocês, a empresa e todos os profissionais vão, juntamente com as novas gerações, ainda mais além!