Otimização de Processos de Cominuição

Necessidade
Uma indústria cerâmica necessitava aumentar a produtividade do caulim, seu produto final. O grande desafio era, ao realizar o salto em escala, manter a uniformidade do tamanho de partícula do caulim após a operação unitária de cominuição, realizada em um moinho tipo Raymond, que apresentava uma combinação de haletas e martelos. 


Necessidades abordadas: Uniformidade do tamanho de partícula do caulim durante salto em escala.
Material: Caulim
Equipamento: Moinho tipo Raymond 


Solução
Durante visita técnica à planta foram levantados os fatores influentes na operação de cominuição do caulim. Para investigar os efeitos individuais e interativos na produtividade do moinho, avaliaram-se os fatores: temperatura do particulado alimentado no moinho, número de haletas, número de martelos, rotação das haletas e martelos, percentual de rotação da rosca alimentadora do moinho e abertura da válvula de posição para entrada de ar.
Avaliaram-se os efeitos individuais e interativos na produtividade do moinho quando a temperatura do particulado reduzia de 25ºC (temperatura ambiente) para    -100ºC (resfriamento com N2), mudando-se o número de haletas e martelos do moinho tipo Raymond, os efeitos individuais e combinados da temperatura, número de martelos e número de haletas foram mudados em dois níveis. A produtividade foi medida mantendo-se constante a exaustão e a entrada de ar no moinho para o aerotransporte dos particulados micronizados. A produtividade dependeu significativamente dos efeitos individuais das três variáveis e das interações entre elas. 


Resultado
A produtividade do moinho foi então aumentada duas vezes em relação ao pré-estabelecido preservando o tamanho de partícula especificado.  

 

Orçamento, Dúvidas? entre em contato